Blog
RDC 430 traz mais exigências ao setor de medicamentos

O que mudou com a RDC 430?

A RDC 430 é uma resolução da Anvisa publicada em 2020 e que gerou uma reviravolta em toda a cadeia logística de medicamentos.

Além de estabelecer novas regras, ela determina a responsabilidade compartilhada, ou seja, todos os envolvidos no processo desde a fabricação até a entrega no cliente final são corresponsáveis pela manutenção da qualidade e segurança dos medicamentos.

Apesar de bastante comentada desde sua publicação, inclusive com processos de revisão sobre alguns artigos, as determinações constantes nessa resolução vieram pra ficar, pois já viraram exigências comerciais do próprio mercado farmacêutico.

Implementação de um completo sistema de gestão de qualidade, monitoramento e controle da temperatura, são o cerne desta resolução.

Desde sua publicação, iniciamos um programa para adequação gradativa de todos os requisitos exigidos.

Utilizando a tecnologia da PACKID, foram instalados sensores nos armazéns, refrigeradores, freezers e veículos. Estes sensores realizam monitoramento de temperatura e umidade e estão conectados 24hs, proporcionando rastreabilidade total das cargas durante o período que ficam sob os cuidados da MultiSCV.

Abandonamos os registros manuais, e tivemos um upgrade nos processos de qualificação, uma vez que os relatórios extraídos do sistema de acompanhamento apresentam mais credibilidade a operação.

Apostamos em tecnologia de ponta e com isso garantimos a nossos clientes a qualidade de seus produtos e temos a segurança de executar tomadas de ação preventivas, trabalhando com confiabilidade e excelência.

 

 

Joana Prochnow

Gerente farmacêutica e de relacionamento na MultiSCV

Webmail | Acesso Restrito © Copyright MultiSCV Express - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Lovatel Agência Digital